A IA já está moldando a forma como empresas tomam decisões, criam vantagem competitiva e crescem com eficiência. Mas liderar essa transformação exige mais do que saber usar ferramentas: exige visão, repertório e estratégia.
Neste curso, você vai:
• Compreender o que realmente importa sobre IA para o seu contexto de negócio
• Tomar decisões mais rápidas, com base em dados e automações
• Avaliar soluções com critério, evitando modismos e desperdícios
• Falar a linguagem dos times técnicos e ganhar segurança diante do board
• Estruturar iniciativas de IA com foco em resultado prático e ROI
Com foco totalmente prático e voltado a resultados: você descobrirá como economizar tempo, automatizar tarefas e aumentar a eficiência usando as ferramentas de IA mais avançadas de forma acessível.
Sexta-feira • 31 de outubro
Módulo 1: Panorama Estratégico da IA
• Visão geral da evolução da IA e por que essa onda tecnológica está redefinindo os negócios;
• O que realmente importa sobre IA para o seu contexto de negócio – entendendo aplicações práticas que já estão dando resultado e separando promessas vazias do valor real;
• Impactos da IA em diferentes setores (marketing, vendas, finanças, operações), com exemplos de como empresas inovadoras estão criando vantagem competitiva com IA;
• Por que dados de qualidade são a base da IA e como empresas líderes estão aproveitando seus dados internos e externos;
• Apresentação de um case inspirador de transformação via IA e debate guiado: quais oportunidades de IA podem existir no seu negócio?
Módulo 2: Mão na Massa com IA – Ferramentas, Automação e Produtividade
• Como a IA pode assumir tarefas operacionais repetitivas (atendimento ao cliente, triagem de e-mails, relatórios) liberando tempo da equipe para atividades estratégicas;
• Funcionamento e benefícios de chatbots e assistentes de voz inteligentes no suporte ao cliente e vendas;
• GPTs personalizados, o que são e como criar - atividade prática com notebook - necessário ter conta paga do chatGPT;
• Agentes de IA - ferramentas e possibilidades;
• Cases de Agentes de IA;
Módulo 3: Estratégia e Implantação de IA – Da Cultura ao ROI
• Visão estratégica e roadmap: Como identificar e priorizar iniciativas de IA alinhadas à estratégia da empresa;
• Preparando a organização para a IA – papel da liderança em fomentar uma cultura orientada a dados e inovação;
• Boas práticas para conduzir projetos de IA do diagnóstico à implementação. Como interagir com times de tecnologia ou fornecedores de IA, estabelecendo métricas de sucesso claras e gerenciando riscos ao longo do projeto;
• Como avaliar o retorno das iniciativas de IA? Estudos sobre redução de custos e aumento de receita com IA. Ferramentas de acompanhamento e ajustes contínuos para garantir que a IA entregue valor tangível no curto e longo prazo;
Módulo 4: Timeline da IA para os próximos anos
• O que está vindo nos próximos meses e anos em IA?
•Como seguir atualizado como líder inovador letrado em IA;
• Tendências e novos modelos de negócio;
• Debate de fechamento;
Leandro Balbinot é CIO/CTO da Whole Foods Market e Vice-Presidente de Tecnologia da Amazon, onde lidera as áreas de tecnologia e ciência de dados.
Nesta masterclass exlcusiva, "Aplicações Práticas de GenAI", Leandro abordará desde a introdução a LLMs, IA multimodal e agentes, até a implementação estratégica, detalhando casos de uso, infraestrutura, integração, custo e ROI.
Cofundador da Dobra, ecommerce que fabricava produtos feitos com materiais que parecem papel e recebeu reconhecimentos do Facebook e Instagram pela forma de construir a marca, além de ser escolhida como uma das 10 startups mais conscientes do Brasil. Atualmente no DobraLabs, um laboratório de inovação que atua nas frentes de design, tecnologia e automação/IA. Tem anos de experiência em gambiarras pra resolver e otimizar os processos da Dobra e de vários clientes, principalmente usando ferramentas que não usam código ou programação.
Luiz Zaka é Co-Fundador e CEO do DROPS - newsletters de tecnologia, negócios, IA e marketing que impactam +250k leitores semanalmente direto no inbox.. Luiz Zaka está cobrindo todos os movimentos de IA desde o começo e já liderou projetos de conteúdo para +60 marcas globais e locais como Red Bull, Mercado Livre, Oracle, HubSpot, Accenture. Atua como Business Influencer e anteriormente foi Diretor na MIT Sloan Review e HSM Management.
CEO e CO Fundador do Share uma das maiores empresas de educação em comunicação do país. Que já formou mais de 70 mil pessoas. Professor convidado do MBA de negócios digitais no Mackenzie e de comunicação e letras na Universidade de Coimbra em Portugal.
Colunista de tecnologia e inovação do Grupo RBS em Zero Hora e Colunista no MIT Sloan Management Review Brasil, sobre inovação, tecnologia e educação. É curador de alguns dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, como: Gramado Summit, Feira Brasileira do Varejo, Noroeste Summit, Empreende SC, entre outros. É conselheiro e curador de algumas empresas e eventos internos para gestores.
Cobre anualmente como imprensa alguns dos principais eventos de tecnologia do mundo, como: MWC Barcelona, VivaTech Paris, Festival Cannes Lion, DMEXCO na Alemanha e Websummit em Lisboa.
Formações estratégicas como essa geralmente têm um investimento alto no mercado.
O DiretorIA entrega o mesmo nível — com linguagem clara, aplicação direta e conexão com líderes reais.
⏳ Apenas 25 vagas presenciais – inscrição por ordem de chegada
🎁 Bônus: canva para aplicar IA na sua empresa
Criamos experiências de aprendizado sob medida, com conteúdo
relevante e repertório alinhado ao seu time.